Como iniciar meu próprio negócio?

  • Categoria: Como Fazer?
  • 1213 Visualizações

Muitas pessoas têm o desejo de se tornarem empreendedoras. Ser dono do próprio negócio significa, em muitos casos, ter a liberdade financeira tão sonhada e mais mobilidade para viver a vida e aproveitar os momentos em família. Contudo, antes de iniciar a empreitada de um negócio próprio é necessário muito planejamento, pesquisa e contas do orçamento envolvido.

Para se tornar um empresário é preciso muita força de vontade e disciplina. Hoje, várias entidades ajudam os futuros empreendedores, com destaque para o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Buscar informações e orientações é fundamental para que o negócio possa dar certo.

O primeiro passo para abrir um negócio é definir que tipo de empresa você quer comandar. Prestação de serviços, comércio, pequenas indústrias, franquias, negócios virtuais. São muitas as opções, mas é necessário estudo e conhecimento sobre a área escolhida. Em seguida, é preciso definir o capital de investimento e começar o planejamento do negócio.

Também é necessário entender que tipo de empresa você deverá abrir (micro-empresa, micro empreendedor individual, pequena empresa, etc). Para cada tipo existe uma legislação e uma carga tributária específica. Entre em contato com um contador para compreender melhor as diferenças.

Confira o passo a passo para abrir o próprio negócio:

1 – Escolha uma área que você goste e conheça – Para ter sucesso num negócio é preciso amor e conhecimento. Escolha algo que você goste de fazer.

2 - Avalie a questão financeira – Antes de qualquer coisa, é preciso saber se você tem condições de investir o necessário para abrir o negócio sem prejudicar sua condição de vida. Faça o planejamento financeiro de acordo com o tempo que você terá que esperar para obter os primeiros resultados positivos com a empresa.

3 – Analise a concorrência – Abra um negócio que seja realmente promissor e diferenciado. Avalie sua concorrência e agregue novos valores a sua empresa.

4 – Controle os gastos – Tenha total controle financeiro. Procure um bom contador para te ajudar no processo de abertura da empresa e no planejamento financeiro. Você também precisará de orientação sobre impostos, tributações e taxas.

5 – Controle os processos e monte uma equipe motivada – Tenha pessoas dispostas a enfrentar o desafio do início da empresa com você. Até que as coisas se alinhem e o negócio comece a dar resultados, você precisará muito da colaboração de profissionais competentes. Busque orientação no Sebrae!

Assuntos Similares

Comentários: