Como funciona a economia mundial?

  • Categoria: Finanças
  • 6106 Visualizações

A economia mundial é complexa e interligada e, por isso, as crises mundiais atingem todos os países com relevância econômica ao mesmo tempo. Isso acontece porque os países dependem uns dos outros para o bom desempenho de suas economias capitalistas.

Os resultados das empresas multinacionais e das vendas do comércio exterior são fatores que influenciam a economia mundial. De uma forma geral, é possível afirmar que o cenário econômico é dominado pelas grandes nações desenvolvidas, como Estados Unidos e países da União Europeia; e, em segundo plano, também por países em desenvolvimento, como Brasil e Índia.

A interligação econômica das nações e as dependências externas dos países caracterizam um sistema geral de Economia Universal. Um ponto que merece ser destacado é que quando um governo específico precisa de dinheiro, ele é obrigado a pedir empréstimos a bancos centrais internacionais. Dessa forma, os países fazem dívidas com instituições privadas e acabam abalando suas reservas econômicas.

A economia mundial também está relacionada a diversos processos sociais de produção e distribuição de bens. Além disso, a economia dos países é influenciada por modelos políticos, taxas de câmbio, pelas moedas, pelas bolsas de valores e pelo mercado de Commodities.

Assuntos Similares

Comentários: