Combustão Espontânea

A história mundial tem curiosos casos de combustão humana, que é quando o corpo humano entra em chamas sem uma razão aparente. Apesar de haver muita especulação sobre o tema, a comunidade científica não comprova a existência de casos reais de Combustão Humana Espontânea (CHE).

Se a combustão espontânea realmente for um fato verdadeiro, ela, certamente, pode ser classificada como um fenômeno inexplicável. A combustão espontânea de corpos humanos nunca foi testemunhada, mas, em 1663, o físico dinamarquês Thomas Bartholin afirmou que uma mulher “ardeu em chamas e fumaça” em Paris.

A combustão humana espontânea seria, então, a ocorrência de um fenômeno em que pessoas queimam até virar cinzas, sem que exista um motivo para isso. Relatos informais afirmam que existem cerca de 200 casos conhecidos de combustões humanas espontâneas (CHE) no mundo inteiro. Um fato curioso é que, normalmente, o fenômeno acontece quando a vítima está sozinha.

Algumas explicações paranormais e naturais são relacionadas à combustão espontânea. Uma teoria indica que as pessoas que sofrem combustão espontânea passam por um possível ataque do coração, e acionam alguma fonte de fogo.

Outra explicação diz que o fenômeno tem relação com o chamado “efeito pavio”, que sugere que uma faísca externa queima as roupas da vítima e atinge a pele, que por sua vez, libera gordura e queima completamente, assim como a cera de uma vela. Como podemos notar, são várias as teorias, mas nenhuma afirmação.

Conheça casos famosos de combustão espontânea:

1 - Mary Hardy Reeser (1951) – Segundo relatos, a senhora Mary Hardy, de 67 anos, moradora da Flórida, nos Estados Unidos, teria entrado em combustão espontânea quando estava sentada numa cadeira. O corpo teria sido completamente incinerado sem explicação.

2 – John Irving Bentley (1966) - John Irving Bentley morreu aos 92 anos, na Pensilvânia. Ele teria sido encontrado morto em seu banheiro, depois de ter queimado completamente. Uma explicação para o caso seria que as cinzas do cachimbo de Bentley teriam caído em suas roupas.

Assuntos Similares

Comentários: