Capital de Giro

  • Categoria: Finanças
  • 930 Visualizações

Capital de Giro é um conceito envolvido na abertura e na administração de empresas. Esse capital é o investimento utilizado pelos empresários para manter o funcionamento da empresa. É como uma reserva de recursos que deve ser utilizada conforme a necessidade do negócio.

O capital de giro também é chamado de capital de trabalho. Esse recurso é muito importante para financiar a continuidade da empresa, e pode ser usado para manter os estoques e os recursos para pagamentos da folha, dos impostos ou de fornecedores.

O capital de giro pode ficar reservado na conta corrente ou no caixa da empresa. Esse dinheiro deve ser utilizado para honrar com os compromissos do empreedimento. O capital de giro pode faltar ou sobrar no caixa da empresa, dependendo da administração que os gestores aplicam aos recursos financeiros.

Os empresários precisam ficar sempre atentos aos recursos financeiros disponíveis no capital de giro. Quando essa oferta de dinheiro acaba, geralmente, as empresas precisam tomar empréstimos em bancos ou outros tipos de financiadores, reduzindo a margem de lucro do negócio.

A administração do capital de giro da empresa é muito importante, e pode ter reflexos diretos no desempenho e na lucratividade do negócio.

Assuntos Similares

Comentários: