Arte Moderna

  • Categoria: Educação
  • 4177 Visualizações

A arte moderna surgiu no final do século XIX sob a influência da Revolução Industrial, tendo como objetivo principal se opor as formas clássicas da arte. O movimento modernista acabou espalhando por diversos segmentos, tais como: arquitetura, literatura, pintura, escultura, música e até mesmo, a fotografia. A arte moderna foi tão importante para os artistas que se estendeu até o ano de 1970.

A arte moderna foi marcada por uma experimentação artística em busca de novas maneiras de expressar a criatividade humana. Dentro deste vertente, outros estilos ganharam destaque dentro do movimento modernista, o cubismo e o futurismo. Para os artistas desse período, a arte ganhou novas finalidades, como por exemplo: a liberação da emoção, sem as regras predefinidas pela arte clássica.

O movimento nasceu na Europa e acabou chegando as Américas durante a I Guerra Mundial, assim que chegou a Nova York, se espalhou pelos demais estados e logo mais para os demais países, sempre rompendo os padrões antigos.

Os artistas desse período podem ser facilmente reconhecidos, por exemplo, os pintores costumavam utilizar de figuras deformadas, cores vivas, cenas surreais ou até mesmo cubos. No Brasil este movimento começou na Semana de Arte Moderna de 1922, que foi realizado no Teatro Municipal. E falando em modernistas no Brasil, eis os principais nomes desse período: Vicente Rêgo, Anita Malfatti, Lasar Segall, Tarsila do Amaral, Ismael Nery, Di Cavalcanti e Victor Brecheret. No exterior: Pablo Picasso, Mondrian, Matisse e Kandisky.

Assuntos Similares

Comentários: