A importância do toque para o coração e a mente

  • Categoria: Saúde
  • 766 Visualizações

Apenas um toque é capaz de mudar a percepção humana e despertar emoções intensas. É isso o que mostra o livro “Touch: The Science of Hand, Heart, and Mind” (Toque: a ciência das mãos, do coração e da mente), escrito pelo neurocientista e escritor best-seller do New York Times, David J. Linden.

A obra examina como o nosso senso de toque é interconectado com as nossas emoções. Ao longo do texto, o autor explora as funções da pele, os centros do cérebro dedicados ao toque emocional e, até mesmo, a sensação do orgasmo.

Da pele, passando pelos nervos e até chegar ao cérebro, o ser humano experimenta uma complexa ciência que conta com a participação direta da organização dos circuitos táteis do nosso corpo. De uma forma geral, os toques alteram completamente nossas interações sociais, nossa saúde e desenvolvimento.

No livro, o neurocientista David Linden também explora a interface crítica que existe entre os nossos corpos e o mundo exterior. Ao longo do caminho, ele responde perguntas interessantes, como: existe uma base biológica para o uso da acupuntura no alívio da dor? Como as drogas como o Ecstasy aumentam e motivam o toque sensual? Por que não podemos nos satisfazer plenamente com carinhos próprios?

Ligando a biologia e a ciência comportamental, o autor oferece uma resposta divertida e esclarecedora sobre como nos sentimos literalmente. Esta obra é praticamente um guia sobre o mundo do toque.


Curiosidades

O livro de David Linden está repleto de curiosidades. Por exemplo, ele cita que os cientistas acreditam que o toque é o primeiro sentido a se desenvolver ainda no útero materno. Além disso, afirma que algumas pessoas com esquizofrenia podem fazer cócegas em si mesmas.

Esta obra é brilhante e recebeu diversas críticas positivas de publicações editoriais. O jornal Washington Post escreveu que o livro descompacta a ciência por trás do toque, revelando como o sentido nos informa e motiva em situações cotidianas.

Já a revista The Scientist publicou que este é um livro sobre a neurociência do toque, perfeito para não especialistas. Repleto de fatos e explicações, a obra é surpreendente, mas com muita clareza e informação.

Outros periódicos e blogs especializados chegaram a escrever que “Touch” é um livro para quem deseja decodificar o frisson da carícia de um amante.


Sobre o autor

Este espetacular livro sobre o toque foi escrito por um professor de neurociência da Escola de Medicina Johns Hopkins. David Linden também é autor de The Accidental Mind (2007) e The Compass of Pleasure (2011). Ele mora em Baltimore, Maryland, nos Estados Unidos.

Assuntos Similares

Comentários: