A importância do oxigênio

  • Categoria: Educação
  • 6836 Visualizações

O oxigênio é um gás extremamente importante para a vida no planeta Terra. Ele é a base da vida humana e de todos os seres aeróbicos.

No organismo humano, o oxigênio entra nas células, onde estão presentes as mitocôndrias, que são as organelas responsáveis pela respiração celular. Dessa forma, o gás ajuda na produção de ATP, ou energia das células, que garante também energia para o corpo todo. Com isso, podemos perceber que o oxigênio é essencial para a respiração celular, atividade que ajuda a promover o bom funcionamento do organismo humano, garantindo nossos batimentos cardíacos, nossas atividades diárias e até nossa capacidade de pensar.

O gás oxigênio é fundamental para todos os processos vitais do nosso planeta. Ele é utilizado na respiração da maioria dos seres vivos, inclusive das algas e das plantas.

Por meio da fotossíntese das árvores, o oxigênio é constantemente renovado no meio ambiente. A maior parte do oxigênio inspirado é utilizado pelos seres vivos na produção de energia.

O oxigênio é um elemento químico de símbolo O. Sua forma molecular é o O2, um gás com temperatura ambiente, incolor, insípido, inodoro e pouco solúvel em água.

O oxigênio representa aproximadamente 20% da composição da atmosfera terrestre. Esse é, sem dúvida, um dos elementos mais importantes da química orgânica, pois atua diretamente no ciclo energético dos seres vivos.

Assuntos Similares

Comentários: