A história do dia das mães

  • Categoria: Você Sabia?
  • 841 Visualizações

O dia das mães é uma data importante no calendário brasileiro. Apesar de ser uma data comercial, este dia também é marcado por demonstrações de afeto e pela união das famílias.

De acordo com informações históricas, o dia das mães é celebrado no mundo desde a Grécia Antiga. Acredita-se que a mais antiga comemoração do dia das mães aconteceu por causa da mitologia, em uma festa dedicada a celebrar a chegada da primavera. A comemoração era uma homenagem à Rhea, considerada a Mãe dos Deuses.

Já no século XVII, a Inglaterra passou a reservar o quarto domingo da Quaresma para homenagear as mães. O objetivo era celebrar a vida das mães das operárias das fábricas inglesas. A ocasião garantia um dia de folga para as trabalhadoras ficarem com suas mães, chamado de "Mothering Day".

Em 1872, nos Estados Unidos, aconteceram os primeiros movimentos para a criação de uma data oficial para o dia das mães. A escritora Júlia Ward Howe, autora do livro "O Hino de Batalha da República", foi quem incentivou a instituição dessa data no calendário.

Mais tarde, a norte-americana Ana Jarvis iniciou uma verdadeira campanha para criar o Dia das Mães. Finalmente, em 1905, após perder sua mãe, Ana e suas amigas decidiram realizar uma festa para homenagear a memória de todas as mães, com foco no fortalecimento dos laços familiares.
A primeira celebração oficial do dia das mães nos Estados Unidos aconteceu em 26 de abril de 1910, no estado de Virgínia Ocidental. Esta foi a incorporação oficial da celebração ao calendário de datas comemorativas do estado. Depois disso, outras regiões do país também aderiram à data.

Em 1914, o presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson, estabeleceu o Dia Nacional das Mães no segundo domingo de maio. A data foi adotada por diversos países do mundo, inclusive pelo Brasil.

Por aqui, o dia das mães começou a ser comemorado em 12 de maio de 1918, graças a uma iniciativa da Associação Cristã de Moços de Porto Alegre. Apenas em 1932, o presidente Getúlio Vargas oficializou a data comemorativa no segundo domingo de maio.

Assuntos Similares

Comentários: