10 doenças estranhas que você não vai acreditar que existem

  • Categoria: Saúde
  • 623 Visualizações

A medicina já diagnosticou casos de doenças com sintomas muito estranhos, assustadores e inacreditáveis. Confie: estas doenças listadas abaixo existem, mas, você, provavelmente nunca ouviu falar sobre elas!

Nesta relação de patologias inusitadas, tem de tudo: desde doença que forma cascas na pele até doença que faz com que o crescimento de pelos e cabelos seja incontrolável.


Confira o Top 10 das doenças mais estranhas do planeta:

1 - Fibrodisplasia ossificante progressiva – Essa doença é caracterizada por uma mutação no mecanismo de recuperação do corpo, que faz com que cada tecido danificado seja substituído por um osso. Dessa forma, parece que os ossos do esqueleto começam a se fundir, causando uma aparência aterrorizante para o paciente. Nesta condição, qualquer trauma para o corpo faz com que os músculos, ligamentos e tendões sejam substituídos por ossos.


2 - Síndrome do homem-árvore – Essa síndrome recebeu este nome porque o paciente desenvolve uma aparência semelhante à casca de uma árvore. As pessoas com esta condição têm uma pele que produz constantemente pápulas escamosas, devido a uma hipersensibilidade a infecções como o HVP. Estas infecções estão presentes em 80% de todos os seres humanos, mas nossos sistemas imunológicos lidam com elas facilmente, sem sintomas.


3 - "Síndrome do Lobisomem" – Pessoas com essa doença precisam raspar os pelos todos os dias. O crescimento dos pelos é equivalente a uma cabeça cheia de cabelo crescendo no rosto e corpo todos os dias. Alguns historiadores pensam que a lenda do lobisomem possa ter se originado com esta doença, que é uma condição genética.


4 - Progeria – Essa doença é reconhecida por um sintoma básico: o paciente envelhece 5 vezes mais rápido do que o normal. O doente apresenta um corpo frágil, fraco e uma cabeça grande. Estudos têm demonstrado que uma pessoa com progeria terá o corpo em uma condição semelhante a um idoso de 80 anos quando completar 15 anos de idade. A expectativa de vida é de, no máximo, 20 anos, idade na qual os órgãos param de funcionar.


5 - Doença do verme da Guiné – Essa doença é horrível e pode ser explicada como ter um verme vivendo dentro de seu corpo por um ano inteiro. Essa infecção parasitária é causada quando uma pessoa bebe água infestada com pulgas e larvas da Guiné. Por um longo período não há sintomas, mas cerca de um ano depois, o verme começará a formar uma bolha dolorosa e ardente nas pernas ou nos pés do paciente. O verme pode ter até 100 cm de comprimento.


6 - "Síndrome do cadáver que anda" – Nesta doença, as pessoas acreditam realmente que estão mortas, que lhes faltam órgãos internos e que não têm sangue. É uma ilusão causada pela parte do cérebro que reconhece faces, quando ela não funciona corretamente. O tratamento inclui uma série de antidepressivos e terapias.

7 - Tripanossomose Africana – Essa doença é causada por uma mosca que transporta um parasita que infecta o corpo por meses. Progressivamente, este parasita caminha para o cérebro e, quando chega lá, causa a morte do paciente. É uma infecção extremamente dolorosa e provoca confusão mental, febres, dores de cabeça e dores nas articulações.


8 - Doença de Kuru – Essa é uma doença neurológica que infecta o cérebro e faz com que a pessoa tenha crises incontroláveis de riso, apesar de manter um sentimento de depressão. O paciente também sofrerá de tremores constantes, espasmos articulares e acabará por perder a capacidade de controlar seu próprio corpo. A doença é fatal e não há nenhuma cura conhecida ou tratamento.


9 - Síndrome do Sotaque Estrangeiro – Pessoas com essa síndrome podem ter sofrido um acidente vascular cerebral, um traumatismo craniano ou enxaquecas graves. Essas pessoas, uma vez recuperadas de seus ferimentos, passam a falar com o sotaque de um país que nunca visitaram. O efeito é permanente.


10 - Porfiria – Essa doença causa extrema sensibilidade à luz solar, aversão a alimentos ácidos (como o alho) e faz com que as gengivas recuem, dando a aparência de dentes afiados. Alguns especialistas acreditam que a porfiria oferece uma explicação para a lenda dos vampiros. A patologia pode levar o paciente à loucura.

Assuntos Similares

Comentários: